quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pais e Adolescentes











Pais e adolescentes

A entrada na adolescência reserva algumas dificuldades aos pais. A principal delas é entender o que se passa na cabeça de uma menina e menino no limiar dos onze anos de idade.
Geralmente os pais confundem-se na identidade dos filhos em transformação, e estes sofrem as perdas decorrentes da entrada na nova etapa de vida. Por isto, quero deixar registrado para os pais e adolescentes, as três principais perdas ou LUTOS da adolescência:
PRIMEIRA - perda da identidade de criança. Aqui o adolescente é arremetido de uma hora para outra a ver perder seus benefícios de criança. Também os pais perdem o referencial de comando sobre os filhos, que até então podiam pegar no colo e ter maior controle sobre o que os filhos podiam e não podiam fazer.
SEGUNDA - perda do corpo de criança. Os adolescentes deparam-se com uma cruel alteração corporal, comandada pela produção dos hormônios sexuais, que na infância estavam adormecidos. Os menbros - braços e pernas - crescem. As espinhas aparecem e a voz tende a mudar. Para os pais, o conflito se estabelece na ordem da diferenciação comportamental decorrente da produção hormonal sexual, que deixa os adolescentes mais agitados.
TERCEIRA - perda do referencial paterno e materno - Nesta perda, tanto os pais como os adolescentes tendem à vivência de uma crise de referências, pois por parte dos adolescentes desejam novos comandos e buscam referências de condução nos grupos de iguais. Já os pais, com receio de serem taxados de caretas ou antiquados, buscam adequar seus modos e costumes, alguns até incorporam uma forma adolescente de ser.
Com as perdas inerentes da entrada na adolescência, a psicologia estipula o conceito de PSICOPATOLOGIA NORMAL DA ADOLESCÊNCIA. A bipolaridade, ansiedade, depressão, angústia, etc, são sintomas vivenciados sem fixação de um perfil definido.





http://blog.cancaonova.com/pensandobem/2007/06/08/pais-e-adolescentes/#comment-53749

0 comentários: