terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Palavra cantada"

  Palavra Cantada faz 15 anos 


A primeira vez que ouvi um CD da Palavra Cantada pensei: “Chega de tratar a criança como ‘criancinha’”, e lembrei dos bons tempos de A Arca de Noé e Os Saltimbancos. Agora, Paulo Tatit e Sandra Peres comemoram 15 anos juntos com um show no Viva Rio (RJ) dia 14. A seguir, um papo gostoso sobre música e criança

Cristiane Rogerio


                       

CRESCER: Existe um tipo de música só para crianças?
SANDRA: Música para criança é a que tem sempre na composição arranjo e conceito, o lúdico e a poesia.
C: É necessário fazer releituras de grandes clássicos da música para crianças?
S: Olha, Beethoven ou Beatles, por exemplo, são bons por tudo que está ali. Faço muito uma analogia com comida: é a mesma coisa de achar que uma pizza tem recheio demais e você vai tirando para deixar somente a muçarela, sabe? Ela perde a chance de desenvolver o gosto por outros sabores.
PAULO: Beatles para criança com arranjo de caixinha de música? Pelo amor de Deus! Nem o adulto gosta! Tem coisa mais linda que mostrar os próprios Beatles para ela?
C: O que vocês colocariam para uma criança ouvir?
S: Eu reformularia a sua afirmação. Eu responderia não o que eu colocaria para ela ouvir, mas o que eu ouviria na companhia de uma criança, ao lado dela. Seria tudo que eu acho bom, como bossa nova, música clássica, Beatles...
Arnaldo J.G. Torres
C: E esse repertório deve ser variado?
S: É a analogia da comida de novo. Se você colocar só arroz, feijão e batata frita, vai ser isso sempre. Mas se você apresentar a cenoura, o macarrão, um sushi... Tem que ser o mais amplo possível.
C: O que atrai crianças e adultos à Palavra Cantada?
S: A verdade. A gente tem uma comunicação com o público que não é permeado por nenhum arranjo ou pensamento artificial. O público percebe isso, é olho no olho.
P: Acho que os pais gostam de ouvir a gente e têm prazer de ouvir algo que os filhos também estejam curtindo. É como se fosse uma viagem de trenzinho, uma experiência junto, emotiva e emocionante. Uma comunhão.


















São 10 CDs, 4 DVDs, fora as produções para outros artistas. Aqui vão os imperdíveis:

 Reprodução
Canções de Brincar Para crianças de 2 a 6 anos, virou um clássico da família
Canções Curiosas 
“Fome Come”, “Criança Não Trabalha” e “Rato” são as inesquecíveis
Pé com Pé
Cada canção é dedicada a um ritmo diferente
Clipes Palavra Cantada
Clipes exibidos na programação da TV Cultura
Pé com Pé
Show especial com takes divertidos das crianças na plateia

0 comentários: