terça-feira, 13 de outubro de 2009

Seis atitudes que ajudam o planeta.











Tem gente que não se engaja na causa da preservação do meio ambiente por achar que dá muito trabalho e pouco resultado. Mas não é bem por aí… Veja dez pequenas mudanças de hábito que você pode fazer no seu dia a dia e que podem fazer muita diferença para o planeta.

1) Reduza o uso de sacolinhas plásticas

As sacolinhas que usamos para embalar compras de supermercado só fazem mal ao meio-ambiente. Adote ecobags, feitas de tecido, para transportar suas compras. Se você é daqueles que reutilizam as sacolas como saco de lixo em casa, não precisa abandoná-las totalmente. Mas use apenas a quantidade necessária. Dica: use uma ecobag até que seu "estoque" de sacolinhas em casa se esgote e só o reabasteça assim, de tempos em tempos. Veja aqui mais dicas para se livrar das 
sacolinhas plásticas.
2) Use menos o carro
Você mora perto de um colega de trabalho? Combinem caronas. A padaria fica a três quarteirões de casa? Deixe o carro na garagem e vá caminhando. Quanto menos você usar o carro, 
menos CO2 emite.
3) Consuma alimentos produzidos localmente
Dando preferência aos alimentos produzidos em sua cidade, você contribui para a redução do transporte de produtos e da emissão de CO2 que isso implica.

4) Troque suas lâmpadas por modelos "verdes"
Apesar de sere mais cara que a incandescente, uma 
lâmpada ecologicamente eficiente pode significar uma economia de 80% no consumo de energia.
5) Escove os dentes de torneira fechada.
Esse simples ato, de fechar a torneira, resulta em uma economia de 12.593 litros de água por ano. E estamos falando de uma única pessoa.

6) Faça xixi no banho
Essa dica engraçada ficou conhecida com a campanha 
Você faz xixi no banho? da ONG SOS Mata Atlântica. A xixi no banho, você economiza 12 litros de água (equivalente ao que seria gasto com a descarga). Em um ano, são 4.380 litros.

fonte: http://www.ecoblogs.com.br/2009/10/02/seis-atitudes-que-ajudam-o-planeta/

0 comentários: